Municipal de Chaves
Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças

Search on the library catalog

Apresentação

O Centro de Documentação é um organismo de informação, criado através do projeto RIET (Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Este organismo pretende especializar-se na temática da cooperação transfronteiriça, albergando e pondo à disposição do público documentação variada em formato impresso e digital. Além do seu espaço físico, o Centro pretende, também, constituir um espaço virtual, disponibilizando o maior número possível de documentação em formato digital, através da constituição de uma base de dados on-line, para uma maior visibilidade e acessibilidade de todos os interessados, permitindo a disposição e acesso de conteúdos através da Internet.

A constituição deste Centro é uma mais-valia no que diz respeito à cooperação transfronteiriça, facilitando assim o intercâmbio e a disseminação da informação, não só na fronteira luso-espanhola, mas também por toda a Europa.

Localizado na cidade de Chaves, o atual espaço, onde se encontra o Centro de Documentação da RIET, albergou outrora a antiga Cadeia Comarcal de Chaves ou “Cadeia Velha”, um edifício de finais do séc. XVIII. Em 1999, quando a Câmara Municipal de Chaves decidiu intervencionar este espaço, as sondagens arqueológicas revelaram a presença de vestígios do período romano, nomeadamente, um forno de pão, os alicerces de um eventual edifício de habitação, bem como, um tramo de muralha medieval, proporcionando uma experiência viva do passado da cidade a quem visitar o este espaço.